sexta-feira, 15 de julho de 2011

Biografia dos Físicos


Alunas: Laina Lima , Lorayka Feitosa, Mariana Barbosa e Thamiris Dias. Turma: 88132,  Curso: 3º ano eletrotécnica.   Prof°: Dielson Hohenfeld. 




James Prescott Jaule

Imagem 1

Caixa de texto:    Imagem 1 James Prescott Joule (1818 – 1889) nasceu em Salford na Inglaterra. Era filho de um importante cervejeiro de Manchester, e sempre manifestou interesse pelas máquinas e pela Física. Joule teve contato com grandes físicos como John Dalton que lhe ensinou ciências e matemática. Ele trabalhou com o Físico William Thomson realizando experimentos termodinâmicos. Vale abordar que, juntos eles chegaram ao efeito chamado Joule-Thomson que relaciona a temperatura e o volume de um gás.

Em meados de 1840, James Prescott montou diversas experiências com o objetivo de mostrar que a diminuição da energia mecânica provocaria transferência de uma quantidade de energia na forma de calor, em igual valor. Iremos abordar um de seus inventos onde duas massas presas a um fio passava por duas roldanas, à medida que as massas desciam, o sistema de haletas girava e consequentemente aumentava a temperatura da água no interior do recipiente. Sabendo-se das massas e as distâncias de queda ele determinou o trabalho feito, medindo com precisão o aumento da temperatura, ele determinou o calor produzido desta forma ele pôde estabelecer a relação entre o trabalho e a quantidade de energia transferida na forma de calor: onde 41800 corresponde a 1000 Cal.
No efeito Joule explica-se que, um condutor metálico ao ser percorrido por uma corrente elétrica, ele aquece, desta forma equipamentos que produze calor, como uma prancha alisadora, é formada de resistência que são aquecidas ao ser percorrida por uma corrente elétrica, ou seja, a energia elétrica é transformada em energia térmica. Isso acontece devido os vários choques entre elétrons que formam corrente elétrica e os átomos que fazem parte do material condutor, a exemplo do cobre, os elétrons adquirem energia cinética e parte dessa energia passa para o condutor, fazendo com que os átomos destes tinham um acréscimo de energia. Por consequência os átomos agitam mais aumentando a temperatura, e através desta aparece a incandescência que é a luz emitida em virtude do aquecimento (lâmpada incandescente). Inventada a mais de 100 anos por Alva Edison, que pôde ser produzida em escala industrial. Ele introduziu o sistema de base rosqueável, garantindo assim o contato elétrico e, assim como Gobel, usou uma fibra de carbono como filamento. A lâmpada incandescente até hoje tem uma grande fatia no mercado pela sua simplicidade e preço, há varias opções hoje em dia como lâmpada Led, florescentes etc. A lâmpada incandescente funciona com um filamento de Tungstênico e o vácuo ao funcionar ela aquece o filamento que emite luz mais só 10% é emissão de luz o resto é emissão de calor com certeza ao passar do tempo a velha lâmpada incandescente será substituída pela nova geração de lâmpadas mais econômicas e duradouras.
O joule, que tem como símbolo a letra J, é a unidade de medida de energia e trabalho no sistema internacional de unidades. As experiências e, grandes contribuições de James Joule para a Física trouxeram-lhe reconhecimento. Um joule pode ser definido como, o trabalho necessário para exercer uma força de um newton por uma distância de um metro (N.m). 

Referências:

Um comentário: