sexta-feira, 22 de julho de 2011

FISICA- RELATÓRIO


Alunos: Evely Midiã, John Wilker, Jarbas Filho, Hanna Alves e Maria Julia.
Professor: Dielson
Disciplina: Física

Experimento sobre Lei de Ohm



Através do presente experimento, o qual tem como princípio a realização de uma prática na qual se concretiza a montagem de um circuito envolvendo princípios relacionados à Lei de OHM, tivemos como objetivo determinar a relação entre a diferença de potencial aplicada aos extremos de um resistor e a intensidade da corrente que circula pelo mesmo, além também da construção de uma curva característica de um resistor ôhmico, por meio dos dados obtidos.

Para a realização da montagem do circuito abaixo, se faz necessário à utilização de alguns materiais considerados de fundamental importância, tais como:

                                                  
1 - Um painel acrílico para associação de resistores Amorim
2 - Uma fonte de alimentação de CC regulável.
3 - Um galvanômetro100 - 0 - 100 mA e um Amperímetro.
4 - Uma chave liga-desliga (ou uma chave inversora de 3 posições)
5 - Quatro conexões de fios com pinos de pressão






É importante a verificação de alguns dados antes de começarmos a montagem do experimento. Na averiguação inicial da compatibilidade de tensão da fonte de alimentação de CC regulável utilizada no experimento com a tensão da fonte de alimentação da rede foi constatado a tensão de 220v tanto do aparelho quando a da fonte fornecedora de energia. Depois com a chave liga-desliga desligada, observamos a polaridade do miliamperímetro. Então com a realização dos “testes” inicias começamos a montagem do experimento conforme o diagrama fornecido pelo Professor orientador do experimento.

Ao realizar esta prática pudemos perceber que o tipo de associação elétrica entre a chave liga-desliga, resistor e o amperímetro são caracterizados por uma associação em série, onde se define um circuito composto exclusivamente por componentes elétricos ou eletrônicos conectados em série. Vale Ressaltar que no circuito série, a mesma corrente tem que passar através de todos os componentes em série. Um amperímetro colocado entre quaisquer componentes deste circuito irá indicar a mesma corrente, como ocorreu em nosso caso.

Medição no Galvanômetro: 30mA

Características do Resistor em relação as suas cores

- Marrom
- Preto
- Marrom
- Dourado 100 +/- 5%

Resistores conectados em série





Trocando a posição dos pinos X e Y conectados ao miliamperímetro e ao ligar novamente a chave auxiliar, percebemos que ao invertemos a polaridade desses pinos, inverte-se também consequentemente a corrente aferida no galvanômetro, passando a ser negativa de -30 mA. 

Um dos instrumentos utilizados para nossa prática era um modelo especial de miliamperímetro, onde ele possui a característica de ter o zero no meio da escala, facilitando as medições, caso haja a inversão da polaridade dos pinos, mas se fosse de um modelo Standard, onde o zero fica à esquerda do painel e consequentemente invertemos a polaridade dos pinos, iríamos perceber que o medidor iria permanecer no zero, querendo passar do mesmo, só que isso trará prejuízo ao aparelho, podendo assim danificá-lo, alterando a medição do aparelho.

Ao ligarmos qualquer medidor de corrente (amperímetro, miliamperímetro, etc.) a um circuito de corrente continua, deve ligá-lo em série, dependendo do tipo de aparelho, ter cuidado com a polarização.

Regulando a Fonte para 1 VCC, o valor lido no miliamperímetro em ampères foi de 0,01 A.

VIDEO1



Como mostra o gráfico a seguir:




Podemos observar que a figura geométrica é uma reta, então isso quer dizer que a tensão e a corrente são diretamente proporcionais, quanto maior for a tensão maior será a corrente. E podemos observar que a declividade do gráfico representa o que já mencionamos, quanto maior a tensão maior a corrente, então os pontos crescem conjuntamente.

E se tratando de resistores. Os resistores em que a diferença de potencial (ddp), (V) aplicado é proporcional a corrente elétrica (I) são chamados resistores ôhmicos, para eles a relação entre ddp e corrente é constante e chamada de resistência elétrica (R). A unidade da medida de resistência elétrica no sistema internacional (SI ou MKS) é o 0hm, cujo símbolo é a letra grega ômega maiúsculo (Ω). Um ohm corresponde a resistência de um dispositivo em que se aplica uma ddp de 1V e pelo qual passa uma corrente de 1A: 1Ω = 1V/1A.

VIDEO 2

Ao alisarmos os valores de tensões e corrente medidos e expressos na tabela 2, classificamos o resistor 1 como ôhmico pois  a relação entre ddp e corrente é constante obedecendo a lei de Ohm.



Experimento sobre a Identificação de um resistor não Ôhmico

Através do segundo experimento, cujo foco agora é a identificação de um resistor não ôhmico, tivemos como propósito o de aprender a manusear alguns aparelhos, como exemplo o voltímetro e o amperímetro para assim desenvolver habilidades no manuseio dos mesmos, manusear também o voltímetro e amperímetro do modelo standart, e com os resultados obtidos com mediação desses aparelhos construir uma curva característica de um resistor não ôhmico.
Nessa segunda prática, a qual teve como objetivo a montagem de um novo circuito, utilizamos alguns materiais os quais podem ser visto abaixo:





1- Uma fonte de CC regulável
2- Um painel acrílico para a associação dos resistores
3- Uma chave liga e desliga com três conexões
4- Quatro conexões com fio pino banana
- Uma conexão com lâmpada 6V e pinos de pressão



- Um multiteste com fundo de escala próximo a 3 A CC


Montamos então o circuito conforme o esquema proposto por nosso orientador, lembrando sempre de deixar a chave auxiliar desligada e depois regular para zero volt com a chave ainda desligada.


É importante destacar no circuito acima a ligação de um lâmpada de 6V. Com o acréscimo da lâmpada variamos de forma proporcional tensão e a corrente que estavam sendo aplicada no circuito, com isso observamos o que aconteceu com o brilho da lâmpada. Através da aplicação de tensão no circuito que variava de 1 a 12v, fomos aumentando proporcionalmente de 1 a 1v até chegar a 6V devido nossa lâmpada só suportar 6v, notou-se o aumento da corrente e do brilho da lâmpada. O gráfico pode ser visto abaixo:



É considerado resistor ôhmico, resistores em que a diferença de potencial aplicada é proporcional a corrente elétrica, onde para eles a relação entre a diferença de potencial e a corrente é constante e chamada de resistência elétrica. E como é possível observar no gráfico abaixo isso não acontece, pois o valor da resistência está aumentando à medida que se aumenta a tensão e varia a corrente, tendo assim esse gráfico, características de um resistor não ôhmico.

Não ôhmico no caso da lâmpada, por exemplo, pode-se observar um comportamento não linear que ocorre devido à resistência elétrica do filamento de tungstênio variar com a temperatura. Quando a temperatura da lâmpada aumenta muito, e ela se acende, a resistividade do tungstênio se altera e aumenta consideravelmente. Portanto a resistência elétrica do filamento também se altera e ocorre um comportamento não linear.


VIDEOS:



(VIDEO 1)
(VIDEO 2)





Referências:

Todas as Fotos foram do celular da integrante Evely Midiã.

3 comentários:

  1. Poooooow muito massa esse trabalho !
    kkkkkkkk
    Professor esperamos seu comentario .
    Abç

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    trabalho tem uma estrutura muito legal, porém existe contradição entre o texto e o vídeo. Identifique e número os gráficos e tabelas.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Opsss!

    Esqueci de dizer; os vídeos 1 e 2 da primeira parte não estão na postagem. Verifiquem por favor.

    Até...

    ResponderExcluir