domingo, 17 de julho de 2011

Biografia do importante Físico e Matemático Francês Ampère


Disciplina: Física                        Professor: Dielson Pereira.
Alunos (as): Evelly Midiã, John Wilker e Renata.   
Curso: Eletrotécnica                                      Turma: 88132


André Marie Ampère

Imagem 1
André Marie Ampère nasceu em Lyon na França, em 20 de Janeiro de 1775. Seu pai, o comerciante Jean Jacques Ampére teve grande contribuição em seus conhecimentos linguísticos e religiosos. Ampère foi um excelente professor de matemática, física e química, chegando a lecionar na escola politécnica de Paris, devido a essa sua ótima reputação. Sua vida pessoal nunca foi tão atraente, seu pai morreu em 1793 guillotinado, vitíma da Revolução Francesa, e sua esposa chegou também a falecer logo depois do matrimônio em 1803. Porém, esses acontecimentos não foram pretextos para o fracasso, ele mostrou grande empenho e dedicação em suas experiências e investigações.
Além de professor, Ampère desenvolveu trabalhos de suma importância no ramo da física, química e da matemática. Como exemplo de alguns de seus trabalhos mais importantes tem a publicação da tese sobre refração da luz e a classificação de elementos da tabela períodica, estabeleceu a diferença entre átomos e moléculas, enunciou também o chamado princípio de Avogrado. No entanto, Ampère não parou por aqui, partindo das experiências elaboradas pelo dinamarquês Hans Oersted sobre o efeito magnético da corrente elétrica, ele iniciou os estudos sobre fenômenos eletromagnéticos e partindo para várias experiências, descobriu que dois fios exercem uma ação atrativa ou repulsiva um sobre o outro, de acordo com o sentido das correntes que os percorrem, sem qualquer intervenção de imãs e esta descoberta eliminou da ciência a ideia de fluido magnético. Ele também idealizou um galvanômetro e inventou o primeiro telégrafo elétrico. Sua pesquisa e descoberta sobre a distinção entre intensidade de corrente elétrica que circula num condutor e a tensão, deu origem a solenóide.
Então de acordo com todas as investigações e descobertas de Ampère é possível dizer que estas foram de fundamental importância para o ramo da eletricidade, principalmente para Maxwell, Weber e Faraday no campo do eletromagnetismo.
Ampère faleceu em Marselha no dia 10 de julho de 1836. A unidade de ampère (A) que é a medida de corrente elétrica existe em sua homenagem.  


Referências:

Sites visitados em 15/07/2011



Um comentário: