domingo, 5 de junho de 2011

Trabalho elaborado pelos alunos : Alan Maiko, Hanna Alves, Irla Caldas e Kelvin Hamilton, estudantes do Instituto Federal da Bahia, cujo orientador o professor Dielson da disciplina: Física.

Distribuição das cargas elétricas nos corpos

Objetivo:
Observar o comportamento das cargas elétricas (estáticas) na superfície externa do condutor .

Material:
·         Gerador de Van der Graaf
·         Fita adesiva
·         Tiras de papel laminado
·         Duas conexões de fio

Procedimento:
No primeiro experimento que fizemos no Gerador de Van der Graaff, colocamos tiras de papel alumínio, coladas por fita dupla, na esfera metálica do gerador.
Quando energizamos o gerador observamos as fitas metálicas afastarem da esfera metálica, logo podemos dizer que as tiras de alumínio tem o mesmo sinal de carga do que a superfície da esfera. Esse afastamento não foi perfeito, já que as tiras tem peso a intensidade de força elétrica teria que superar esse peso para deixar a tira ficar perfeitamente na direção do campo elétrico da esfera.
Como existe uma força gravitacional, além da força elétrica, atuando nas tiras, podemos deduzir quando não houver esta força gravitacional influenciando as tiras,poderia ficar mais explícito a direção do campo elétrico através delas, ou seja, as tiras acompanhariam a direção perfeitamente.
A partir de então, observamos o comportamento das tiras, e notamos que as tiras afastavam-se da esfera do gerador, com isso tivemos a conclusão de que a direção do campo elétrico seria de “dentro pra fora” do gerador, ou melhor, teria uma direção radial, partindo do centro da esfera. Lembrando que, imaginariamente, as tiras seriam as linhas do campo elétrico, ou melhor, na realidade, as tiras acompanhariam as linhas do campo, então supondo que as tiras tivessem sido atraídas para a esfera, poderíamos dizerque as linhas estavam entrando na esfera, ou seja, estariam aproximando e consequentemente estaria na mesma direção (radial) mas num sentido de “fora pra dentro”, indo de encontro com o centro da esfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário