domingo, 5 de junho de 2011

Instituto Federal da Bahia , Alunos: Alan Maiko, Hanna Alves, Irla Caldas e Kelvin Hamilton , Turma 88132

Principio do Eletroscópio de folha

Objetivo
Descrever o funcionamento do  eletroscópio de folha

Material :
·         Gerador de Van der graaff
·         Haste do eletroscópio de folha
·         Tiras laminadas

Procedimentos:
Ao ligarmos o gerador de Van der Graaff,o motor é acionado girando a correia que está ligada a polia inferior fazendo com que ela gire. A polia inferior esta ligada a polia superior por meio de uma borracha, quando a polia inferior gira, a polia superior também gira fazendo com que a borracha realize um movimento circular, entretanto,a mesma se localiza entre duas faces metálicas que se opõem a esse movimento circular impedindo com que a borracha gire em velocidade normal. Nisso gera-se assim uma eletrização por atrito ,fazendo com que as faces metálicas e a borracha sejam carregadas com cargas opostas pois ambas possuem materiais diferentes ,de forma que a correia eletrizada transporta as cargas para a polia superior que estar ligada a parte inferior da  esfera as cargas serão recolhidas por pontas metálicas que serão conduzidas a parte superior da esfera que por sua vez serão conduzidas a uma haste de metal que esta fixada na cabeça da esfera. Na ponta desta haste estar presa duas tiras laminadas do mesmo material que ao serem carregadas com cargas de sinais iguais se repelem devido a força de repulsão ,repelindo-se mais na medida que aumenta a carga acumulada nelas.

Atividade extra :

Material:
·         Gerador de Van der graaff
·         Fiapos de algodão


Procedimento:
Utilizamos fiapos de algodão, para obeservamos o que aconteceria se com a mão pegasse esses fiapos e aproximássemos da esfera do gerador, mantendo a mão numa posição próxima.
Partindo do principio de que o gerador de Van de Graaff estar carregado eletricamente, fazendo descarregas com meio externo, por exemplo,quando andamos, o ar passa por nós e nos eletriza. O gerador tem uma carga (oposta a nossa), logo somos atraídos. Como nossa massa é relativamente grande, quase não sentimos, mas com “matérias” que possuam uma massa menor, consequentemente este será atraído. Isto acontece com os fiapos de algodão, no qual estamos testando, a esfera irá induzir cargas nos fiapos de algodão atraindo o mesmo, que estar com cargas opostas a do gerador, ou seja, as cargas de sinal oposto ao da esfera ficam mais próximas da esfera do que as cargas de mesmo sinal, resultando assim na atração dos fiapos.


Referências :

fisica.ufpr.br/viana/fisicab/aulas/Aula%209%20-%20Gerador%20Eletrostático%20de%20Van%20de%20Graaff

Um comentário:

  1. acho q essa idéia do blog ñ funcionaa!!!!
    só eu q comento é??!!!
    da próxima vez vou me recusar a fazer um trabalho assimm!!!

    ResponderExcluir