sábado, 4 de junho de 2011

ATIVIDADE 3

TORNIQUETE ELETRICO
Nessa terceira atividade experimental o objetivo é descrever o funcionamento do torniquete elétrico. Utilizamos os seguintes materiais:
·         Gerador de correia
·         Torniquete eletrostático
Colocamos na parte superior da esfera do gerador um torniquete como é mostrado na Fig. E, e ligamos o gerador.

(Figura E)

Quando ligarmos o gerador, a carga será conduzida até o torniquete eletrostático, como o torniquete possui 4 pontas ocorrerá o efeito que conhecemos como poder das pontas. No poder das pontas as cargas se acumulam no lugar mais pontiagudo então, são liberadas para a atmosfera, essa liberação gera a ionização do ar. As cargas liberadas geram a ionização das moléculas de ar que por sua vez, se descolam produzindo uma força de mesma intensidade, mas, em sentido contrário como explica a terceira lei de Newton. Essa força em sentido contrário “empurrará” as pontas do torniquete fazendo-o girar.


Atividade extra: Nessa atividade extra, pegamos uma pessoa que estivesse com os cabelos bem secos em pé sobre uma base isolante com as mãos em contato com a esfera do gerador e em seguida ligamos o gerador.
O principal é que a pessoa esteja isolada em relação ao solo, para que a carga possa se formar na pessoa. Quando a pessoa toca na esfera, a carga do gerador é transferida para quem está em contato. Os folículos capilares começam a ser carregados, e como vai conduzir em todos os fios, eles ficarão com a mesma polaridade resultando em uma repulsão, e isso que faz o cabelo ficar “em pé”. Caso a polaridade do gerador seja invertida, o efeito será o mesmo.


Experimento realizado pelos alunos, Ariela Matos, Felipe Bomfim, Fernanda Figueredo e Julianna Maia, do Instituto Federal da Bahia, campus de Camaçari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário