sábado, 4 de junho de 2011

ATIVIDADE 2


 PRINCIPIO DO FUNCIONAMENTO DO ELETROSCÓPIO DE FOLHA
Neste segundo trabalho experimental o objetivo é descrever o funcionamento do Eletroscópio de Folha. Para tal iremos utilizar:
·         Gerador de Van der Graaff;
·         Haste do Eletroscópio de folha;
·         Bastão de teste.
(Figura B)
Nesse experimento, prendemos duas tiras de papel laminado na haste do Eletroscópio de folha, que foi acoplado na parte superior do gerador, de forma que elas ficassem próximas uma da outra. (Fig. B)

Ao ligarmos o gerador aconteceu o seguinte: o gerador energizou produzindo um campo elétrico, as cargas conduziram da esfera para a haste do eletroscópio de folha, chegando as tiras de alumínio. Os pedaços de fita ficaram carregados com a mesma polaridade que a esfera, consequentemente, os dois ficaram igualmente energizados, então se afastaram um do outro formando um “V de cabeça para baixo”. (Fig. C)

(Figura C)

Atividade extra: Pegar “fiapos” de algodão e aproximá-los da esfera do gerador mantendo a mão numa posição próxima e explicar o que ocorre. (Fig. D)
(Figura D)
Ao acionar o gerador e aproximarmos o algodão, observamos que os fiapos de algodão tendem a ir ao encontro da esfera, então, concluímos a partir disso, que o algodão possui polaridade oposta a esfera do gerador, então o campo elétrico tende a atrair o outro corpo (algodão), devido as cargas possuírem polaridades contrarias.

Experimento realizado pelos alunos, Ariela Matos, Felipe Bomfim, Fernanda Figueredo e Julianna Maia, do Instituto Federal da Bahia, campus de Camaçari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário