sábado, 4 de junho de 2011

Experimentos gerador de Van Der Graaf

ATIVIDADE 1

A DISTRIBUIÇÃO DAS CARGAS ELÉTRICAS NOS CORPOS
Esta primeira atividade experimental tem como objetivo mostrar o comportamento das cargas elétricas (estáticas) na superfície externa de um condutor. Para isso utilizamos os seguintes materiais:

·         Gerador de Van der Grraff;
·         Tiras de papel alumínio;
·         Fita adesiva;
·         Duas conexões de fios.

Na construção dessa experiência, colocamos as tiras de papel alumino com o auxilio da fita adesiva, mas somente nas pontas das tiras, ao redor da esfera do gerador, em seguida ligamos o gerador. (fig. A)

(Figura A)
Após ligarmos o gerador podemos perceber que as fitas se afastam da bola, ao analisarmos o caso em questão, concluímos que: O funcionamento do gerador gera um campo elétrico, e este por através de condução irá carregar eletricamente as fitas de alumínio que estão fixadas nele. Devido ao fato das tiras ficarem carregadas com a mesma polaridade do globo, então elas se afastaram da superfície da esfera e como a distribuição de cargas tem simetria esférica, podemos dizer que a direção do campo elétrico é radial, ou seja, perpendicular a superfície da esfera. Mas, ainda assim, não podemos saber o sentido ou a polaridade do campo, pois as tiras assumirão a polaridade do campo elétrico, sendo ele positivo ou negativo, então elas se repelirão de qualquer maneira.

 
Experimento realizado pelos alunos, Ariela Matos, Felipe Bomfim, Fernanda Figueredo e Julianna Maia, do Instituto Federal da Bahia, campus de Camaçari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário