domingo, 5 de junho de 2011

ATIVIDADES DO LABORATÓRIO - LAINA LIMA, LORAYKA FEITOSA, MARIANA BARBOSA E THAMIRIS ARAUJO.

ATIVIDADE 01 - DISTRIBUIÇÃO DE CARGAS ELÉTRICAS NOS CORPOS


Referências*

Este experimento foi realizado com os seguintes materiais:

Fig. 1 - Gerador de Van der Graaff

Fig. 2 - Haste do Eletroscópio de Folha e Torniquete Elétrico

Fig. 3 - Bastão de Teste

Fig. 4 - Durex

Fig. 5 - Algodão

Fig. 6 - Papel Laminado








No primeiro momento, colamos tiras de alumínio no gerador para observar os comportamentos delas quando o gerador fosse energizado e a direção do campo eletromaginético: 

 


Como puderam ser observado, elas ficam suspensas, pois eletrizados por contato e tendem a afastar-se da esfera depois de adquirir cargas de mesmo sinal do gerador só não se afastam por estarem coladas por fitas adesivas, devido o gerador ser esférico  a sua direção é dada utilizando o raio dizemos que ela é perpendicular ou radial.




                                                                                                  

Na segunda atividade, fixamos a haste do eletroscópio de folha na cabeça do gerador e observamos o movimento da folhas, e aproximamos fiapos de algodão e anotamos os resultados. Veja a figura:


 
O Eletroscópio de Folha: inicialmente elas estão paralelas, ao ligarmos o gerador ele deixa as folhas eletrizadas novamente por contato, e ficam com mesmo sinal posto pelo gerador ao qual  não se sabe, mas pode-se afirmar  que ele fica com mesmo sinal e por isso se repelem, ficando abertas. Ao aproximar fiapos de algodão eles são atraídos inicialmente por indução, devido a diferença de potencial em contato com a superfície eletrizada ele também adquirir a mesma carga da mesma e estas se repelem.


Em seguida, fixamos em cima do gerador o torniquete elétrico com o intuito de verificar o que ocorreu justificando o fato em função do poder das pontas, da ionização provocada nas moléculas de ar e da terceira lei de Newton.
                                                                                         

 Por condução, o gerador e o torniquete ficam com carga elétrica de mesmo sinal, como no torniquete há pontas, tende-se a concentrar mais cargas, com a formação do campo elétrico e devido o ar também ficar ionizado e estar próxima de uma ponta há ações de  forças de atração e repulsão, assim os elétrons são arrancados dessas moléculas  dando origem a íons de mesmo sinal das pontas e do gerado fazendo estes se repelirem e o torniquete girar no sentido horário.

 Por último, conectamos e desconectamos o bastão de teste ao gerador, e verificamos o que ocorreu e explicamos os acontecidos:


Quando encostamos o bastão conectado ao gerador  podemos observar descargas elétricas mais fortes pois a diferença de potencial  é maior e haverá maior  movimento de elétrons, já com ele desconectado as descargas são menores. O ar pode ser visto como um dielétrico pois apesar de ser um isolante conduz corrente, e quando submetido a altos valores de  campos elétricos passam a ser condutores, atinge o valor que supera sua rigidez dielétrica como ocorre neste caso. Podemos considerar como uma pequena simulação de descargas atmosféricas, onde os raios são representados pelo movimento de elétrons em forma de faísca, esse movimento de elétrons ioniza o ar de forma brusca e conseguimos verificar a sua cor azulada que é o conhecido relâmpago, essa descarga provoca o aquecimento do ar que dilata rapidamente e produz o som característico do trovão.



Diante de tudo que foi nos proposto pelo nosso professor de física Dielson  Hohenfield, e realizamos com este experimento podemos visualizar e compreender conceitos como eletrização por atrito, por condução e indução, as descargas elétricas e relacioná-las com acontecimentos naturais que fazem parte da nossa realidade como os raios relâmpagos e trovões ,e os efeitos causados por eles. Além de diversificar e tornar mais didático a construção do nosso conhecimento.

Alunas do 3º ano de eletrotécnica do IFBA- Campus Camaçari ¹

* Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Raio,Relâmpago,Trovão e Para-Raio.  

*Presa, Mayumi Fukutani e Almeida, Lilian Alves de. Eletrostática. 2008. Centro Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia.